skip to Main Content
Menu
Quem Tem Medo De Falar Em Público?

Quem tem medo de falar em público?

medo falarp

 

Dizem que o maior medo da humanidade não é o de ficar doente e nem de morrer. É simplesmente o que falar em público.

E quando digo falar em público, não quer dizer estar em um palco, falando para centenas de pessoas. Pode ser apresentar-se na frente da turma da faculdade, em uma reunião de trabalho, ou mesmo ter que conversar com estranhos.

E por que temos tanto medo de um ato que nos parece natural? Porque temos medo de nos expormos. Nosso foco está tão concentrado em nós mesmos, que esquecemos que as pessoas estão ali para ouvir o que você tem a dizer, e não para ficar lhe analisando.

Nossa convidada desta semana do Melina Responde  já fez de tudo para se livrar deste medo, mas quase tudo em vão. Já perdeu oportunidades de trabalho por não querer falar na frente de outros.

Quem já não passou por isso?

Quando somos crianças a professora nos chama na frente e pergunta algo sobre a matéria. Se não sabemos, gaguejamos, ou falamos qualquer “besteira”.

O que nossos coleguinhas fazem? Riem! Ou, somos reprimidos por não termos estudados, ou por não sermos inteligentes o suficiente.

Às vezes não chegam a nos falar isso, mas a mensagem que fica é: se eu me expuser e não for bem, vão me humilhar, e não quero ser humilhado.

Nosso ego está tão preocupado com o que estão pensando de nós, que travamos de tal maneira que nos impede de passarmos o que sabemos adiante.

O que fazer então?

Não existe fórmula para se perder o medo. Na verdade há pessoas que nunca perdem o medo, mas aprendem a falar mesmo com ele presente. Já ouvi diversos atores e palestrantes que após anos atuando, ainda sentem frio na barriga antes de entrar em cena.

Cursos de teatro ou oratória ajudam bastante, mas somente quando o seu estado mental mudar de: “eles estão aqui para me ver”. Para: “eles estão aqui para saber o que tenho a dizer.” O foco precisa estar no assunto e não em você!

E claro que com o tempo tudo fica mais fácil… mas só se praticarmos.

O segredo é pensar no outro, pois quando queremos de fato dar o melhor que temos para eles, de coração, a pressão de “performarmos” diminui e conseguimos transmitir nossa mensagem.

Hoje deixo vocês com um dizer que ouvi há muitos anos atrás (desconheço o autor):

“Quando temos 20 anos passamos os dias nos preocupando com o que os outros estão pensando de nós. Quando fazemos 40 percebemos que não vale a pena nos preocuparmos com o que os outros pensam de nós. Quando chegamos as 60 descobrimos que ninguém está pensando sobre nós”.

Para assisitir ao episódio, clique aqui.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *