skip to Main Content

A Importância de um Bom Plano Estratégico

Esse tema apareceu duas vezes semana passada com dois clientes meus. A dúvida era se era melhor “já sair fazendo” ou “gastar” um certo tempo planejando suas ações.

O que você acha?

A minha resposta veio de uma experiência pessoal que ocorreu em um dos meus encontros com o meu grupo de MasterMind este ano nos Estados Unidos.

Participamos numa atividade em grupo, na qual nos foi dada uma lista de questões, e tínhamos que achar o maior número de pistas, tipo uma “caça ao tesouro”.

Assim que recebemos as instruções, eu sugeri que sentássemos e planejássemos em que ordem iríamos procurar as pistas. A capitã do time, porém, decidiu que não valia a pena “perdermos tempo” nisso, e fomos direto para a ação.

Éramos mais ou menos dez times. Adivinhe em que lugar ficamos?

Isso mesmo: último!

Lessons learned (lições aprendidas), como dizem os americanos: Se houvessémos “perdido tempo” na estratégia, teríamos ganho muito mais no final.

Eu sei que isso parece uma coisa óbvia e lógica para muitos, mas muitas vezes esquecemos disso. Acabamos nos antecipando pela pressa do momento, e quando vemos, perdemos tempo precioso por falta de um bom plano. Seja ele financeiro, de divulgação, de tarefas, do que quer que seja!

O importante é decidirmos onde queremos chegar e quais os passos para alcançarmos nossos objetivos.

Fica aqui então o lembrete: quando tiver vontade de sair correndo sem planejar, pense em meu time e eu, chegando na linha de chegada por último.

Comentários

comentários

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *