skip to Main Content
Avatar? O Que é Isso?

Avatar? O que é isso?

Estou fazendo um dos cursos do Eben Pagan, um dos maiores “marketeiros” nos EUA.

Vejo que provavelmente tomamos da mesma água, pois muito do que ele diz é o que digo ao meu público e faço no meu negócio.

O que eu chamo de “cliente ideal” ele chama de “avatar”.

Mas o que é isso?

É a personificação do cliente que você quer atingir e atrair para o seu negócio.

Como costumo insistir, o foco no mercado alvo e no cliente ideal é tudo!

É a partir dele que você se coloca como um expert, conhece o que ele realmente precisa e quer, fala a sua linguagem, sabe onde encontrá-lo, enfim, faz com que ele se sinta entendido e compelido a contratar os seus serviços.

E como se estipula este cliente ideal, ou avatar?

Para ele o Avatar é um personagem, com nome e tudo, que tem todas as dores, desafios e sonhos em comum daqueles que você quer atingir.

Por exemplo: meu Avatar seria um Profissional Liberal, que tem paixão pela sua profissão, mas frustra-se por não conseguir atrair a clientela certa, morre de raiva de si mesmo por não cobrar aquilo que merece, que tem medo de não conseguir pagar suas contas no final do mês, ou dos clientes não pagarem.

Agora, o que eu vou um pouco mais além com o meu Cliente Ideal, são valores e características das pessoas que sinto prazer em trabalhar.

Eu acredito que não precisamos dizer sim para todo mundo, principalmente quando prestamos serviços a elas. Se vendêssemos um produtos que não requisesse o contato direto com o outro, tudo bem. Mas para nós, que temos que lidar diretamente com o cliente, o Cliente Ideal tem que ter certas características que nos dê vontade de atendê-lo.

Por exemplo: ele precisa estar aberto a pensar “fora da caixinha”, valorizar e respeitar o serviço dos outros, ser honesto, ser aberto, ser pró-ativo e responsável pela sua vida, acreditar que existem coisas que não podemos ver nem provar; só acreditar, ou seja, algum tipo de fé (não necessariamente religiosidade).

Muita gente pode dizer: mas quem não quer trabalhar com gente honesta?

Têm pessoas que por elas mesmas não serem honestas, esta característica não é tão importante, por ex.

A questão é a seguinte:

Se você pudesse clonar um cliente/paciente seu, como ele seria?

Descreva esta pessoa e comece a se comunicar com ela aberta e diretamente.

Você vai ver que sua mensagem começará a ser bem mais ouvida por todos aqueles que precisam dela!

Comentários

comentários

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *