skip to Main Content
Você Se Considera Uma Pessoa De Sorte?

Você se considera uma pessoa de sorte?

sorte ou azar?

Segunda feira agora, fui dar uma palestra inspiracional (ou motivacional como muitos gostam de chamar) em uma construtora.

Durante a palestra, conto um conto chinês sobre sobre e azar muito interessante….

Ao final da palestra, o dono da construtora veio me perguntar se eu havia lido a reportagem sobre o tema sorte e azar que saiu recentemente na revista Super Interessante… embora eu não a tenha lido, o artigo tinha tudo a ver com o que eu havia falado (ele fez questão de me fazer uma cópia para eu ler).

A reportagem conta sobre a probabilidade de termos sorte ou azar. Que na verdade não é tanto uma questão de probabilidade, mas sim de atitude.

Nunca vou esquecer, quando um dos meus melhores amigos um dia me comentou que tinha muita sorte. Não sabia ao certo por que, mas achava que era pelo fato de acreditar nisso… não pude concordar mais com a sua conclusão!

E é realmente isso: muitas pessoas acreditam que vão entrar em um negócio para ter sucesso, e o tem…
Outros acreditam que não dará certo, ou tem medo de não dar certo, pois é complicado, difícil… qual sua probabilidade de falhar???
Acho que você já sabe a resposta, não é mesmo?

Como dizia Henry Ford: “Se você acha que pode ou acha que não pode, você está certo”.

E que atitude uma “pessoa de sorte” então tem de diferente de a de “azar”?

A pessoa de sorte aproveita os desafios para transformá-los em oportunidades. Aproveitam que seu fornecedor parou de lhe servir, para encontrar um ainda melhor.  Aproveita que seu “melhor” cliente ou funcionário não está mais com ele, para encontrar alguém ainda melhor para sua situação atual.

Aproveita se perdeu o avião para comprar um livro no aeroporto que lhe ajudará naquilo que precisava, ou conhecer alguém que possa lhe ajudar… enfim…

Nunca esqueçam, que os tempos mudam, as circunstâncias mudam, e aquilo que acreditávamos ser o melhor, muitas vezes já defasou…

Como a reportagem mesmo dizia: em um tiroteiro, aquele que recebeu uma bala de raspão no braço pode se achar sortudo por ter sobrevivido, ou azarado por estar ali naquela hora.

Eu aqueles que dizem que as pessoas de sorte estão na hora certa no lugar certo? Será que elas não fizeram sua “lição de casa” antes para estarem ali?

Vou dar um exemplo: no começo da minha carreira aqui no Brasil, eu fui convidada muitas vezes para dar entrevistas na TV Transamérica de Curitiba.

No começo parecia sorte, porém com o tempo, eu podia ter visto como um sinal de azar, afinal eu era chamada somente por um canal UHF, cuja a audiência não tem nada a ver com o meu mercado, não é mesmo?

Mas fui todas as vezes, mesmo quando era difícil para mim por questões de horário ou família.

E olhem o que aconteceu… a repórter saiu da rede e foi parar na ÓTV, um novo canal, que faz parte do maior grupo de comunicação do Paraná (que representa a Globo), e me chamou para ser entrevistada lá.

Sorte? Claro! Mas será que eu teria a mesma sorte se tivesse pensando antes: “ai, que droga, mais uma entrevista que não vai me trazer retorno algum na Transamérica?”.

Estava no lugar certo na hora certa? Sim! Mas porque plantei para estar lá.

Então vai aqui minha pergunta de hoje:

Você se considera uma pessoa de sorte ou azar?

Como mudar sua sorte, para que seu negócio dê certo, seus relacionamentos melhorem, e sua saúde também?

E para aqueles que ficaram curiosos com o conto chinês, clique aqui para conhecer essa história inspiradora e inteligente!

Meus desejos de sucesso e MUITA SORTE a todos!

Comentários

comentários

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *